UNIMED

Com uma dose de coragem, um olhar visionário e até de autodidatismo, a Unimed Grande Florianópolis foi a primeira Cooperativa do Sistema Unimed a ser criada em Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1971. Foi implantada com poucas informações e experiências cooperativistas já em funcionamento no estado de São Paulo, que precisavam ser primeiro adequadas à realidade do estado catarinense para depois ser colocadas em prática.

Fundada inicialmente com o nome de SANMED, a Cooperativa teve que trocar seu registro após a publicação de um anúncio no ex-jornal O Estado, que “denunciava” já haver um sabão com a mesma logomarca. Passou, então, a se chamar MEDSAN e, somente mais tarde recebeu o nome de UNIMED, compondo o universo do sistema nacional, que hoje congrega cerca de 18 milhões de usuários e mais de 110 mil médicos em todo país.

O primeiro contrato assinado pela Cooperativa foi em 20 de abril de 1972, com o então IPALESC (Fundo de Previdência Parlamentar). As primeiras instalações foram duas salas no antigo prédio administrativo da Associação Catarinense de Medicina (ACM), no centro da capital, onde trabalhavam só um gerente, um corretor de planos de saúde e uma secretária-datilógrafa,
atendendo as primeiras empresas e profissionais que acreditaram no projeto.

De lá para cá, muita coisa mudou. Em 1984, com a compra da primeira sede própria (uma casa na esquina entre a Avenida Prefeito Osmar Cunha e a Rua Dom Jaime Câmara), o crescimento da Unimed já era um fato e a credibilidade no trabalho executado um sentimento concreto na comunidade atendida. Tanto assim que as necessidades de espaço e de novas instalações foram também sendo ampliadas e a “antiga” casa, que antes parecia ser grande demais, tornou-se pequena.

A primeira parte do prédio atual da sua sede administrativa (na Rua Dom Jaime Câmara), inaugurada em 1991, representou mais uma grande vitória, ampliada com a compra do prédio da Rua Dib Mussi, inaugurado em 2001. A sede administrativa, na atualidade, é complementada pelas atividades realizadas na sede operacional (na Avenida Rio Branco) e pelas Lojas de Vendas (Centro de Florianópolis e Tijucas).

Hoje, a Cooperativa conta ainda com as instalações dos serviços próprios para melhor atender aos seus clientes: os NAS (Núcleos de Atenção à Saúde) do Centro (inaugurado em fevereiro de 2007) e do Kobrasol – São José (inaugurado em maio de 2007), além do NAS Junior (inaugurado em outubro de 2009) e do Centro de Promoção da Saúde – CPS (que abriu suas portas em novembro de 2009). O desafio agora é a instalação do hospital próprio, já aprovado pelos cooperados em Assembleias Gerais, e em fase de análise de projetos.

Com tamanha estrutura, construída ao longo de suas 4 décadas de atividades, a Unimed já consolidou suas raízes e conquistas, na certeza de que a sua história ainda promete muitos e longos passos ao sistema Cooperativista de Trabalho Médico na Grande Florianópolis.

Presidentes da Unimed Grande Florianópolis:

1971 – 1983 – Dr. Antônio Moniz Aragão

1983 – 1985 – Dr. Lincoln Virmond Abreu

1985 – 1988 – Dr. João Nilson Zunino

1988 – 1991 – Dr. Defendente Debiase

1991 – 1995 – Dr. Euclides Quaresma

1995 – 1999 – Dr. Sílvio Schmitz

1999 – 2003 – Dr. Almir Adir Gentil

2003 – 2007 – Dr. Edevard J. de Araujo

2007 – 2011 – Dr. Edevard J. de Araujo
2011 – 2015 – Dr. Genoir Simoni

No Comments Yet.

Leave a Reply

Message

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-39512436-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');